domingo, 26 de agosto de 2012

Colheita de fim de semana


E aqui está  ao fim de 3 meses o que consigo colher na minha horta, tomates chucha e cherry , pimentos, brócolos, cebolas, alho francês. Bem faltam aqui as alfaces que ainda há para colher, os pepinos que já se acabaram e as curgettes que teimam ainda em produzir, além da  couve coração. A couve roxa e a beterraba ainda não estão feitas.








Agora estão é a ficar alguns tomates com o fundo preto, que será agua a mais?







Os brócolos depois da epidemia de piolho, embora ainda haja por lá alguns , quando desaparecem de vez? Com o frio?

Entretanto tenho mais couve para plantar, mas queria erradicar isto bichinho manhoso!







A courgette que ainda tem flor e frutos pequenos a crescer, cheguei à conclusão que ela gosta um pouco de sombra, será verdade? 
Tinha outra plantada mais ao sol e já morreu e esta continua a florir.






 A beterraba e a couve roxa







10 comentários:

Uma Horta no Minho disse...

Publiquei um comentário e o sistema tratou... de o eliminar...
Estou frustrado...

Unknown disse...

isto hoje deve estar com alguma deficiência!! De manhã quis publicar um comentário num outro blogue, e dizia sempre que estava a copiar errado, não deixou!

Uma Horta no Minho disse...

Olá,

O comentário era mais ou menos assim: Esse "fundo preto" nos tomateiros na verdade chama-se "podridão apical". Não se trata de uma doença mas sim de uma carência de cálcio no solo. Melhor explicado: onde você cultivou esses tomateiros o solo está desgastado, e por isso já sente carência de cálcio - onde o resultado visível está nesses tomates -, portanto, convêm que no próximo ano não cultive no mesmo local tomateiros, e faça sempre a rotação das culturas, caso contrário terá esta "surpresa" mais acentuada.

Quanto à não publicação dos comentários, e que a mim já me tem acontecido algumas vezes ultimamente, julgo que o "culpado" está no próprio servidor "blogger".

Parabéns pela colheita!
António

Unknown disse...

Obrigado António, as suas opiniões como sempre muito úteis.
E há algo que possamos dar é a terra para ganhar cálcio?
Um bom dia!

Anónimo disse...

Calcio- casca de ovo

Elisabete disse...

As suas colheitas são magnificas, e devem saber ainda melhor! Eu também ando a pesquisar para iniciar, vamos ver como corre! Tenho estudado algumas dicas para não usar qualquer quimico e li sobre uma mistura para insetos e bicharocos que é o seguinte: apanhar urtigas e deixá-las de molho durante 3 semanas, depois desse tempo coar e juntar mais duas medidas de água. Misturar e borrifar os legumes afetados com esta água (mal cheirosa). Esta água de urtiga tem um nome que não recordo!
Um beijinho,
Elisabete

Unknown disse...

olá Elisabete , bom dia!
só lhe posso dizer que comece logo, vai ver o quanto é compensador e interessante. É fascinante vir aquilo que plantou a crescer e ainda mais colher.
Eu já fiz esse chorume de urtigas, cheira mesmo mal. Mas precisei dele foi mais tarde e já não havia urtigas!! rsrs!!

Rodrigo disse...

Só para esclarecer algumas dúvidas... "A podridão apical no fruto é provocada pela deficiência de cálcio na extremidade distal do fruto. O cálcio é um nutriente com pouca mobilidade na planta, e qualquer condição que dificulte a absorção desse nutriente, como salinidade excessiva, uso de nitrogénio na forma amoniacal, excesso ou falta de humidade, ocorrência de doenças radiculares e baixo nível de cálcio no solo, poderá provocar o aparecimento dos sintomas." Ventos fortes, pouca circulação de ar, mudanças bruscas de temperaturas também favorecem o aparecimento da podridão apical. Há espécies mais susceptíveis a essa doença fisiológica do que outras. Na própria germinação da semente pode desenvolver um fungo que causa a dita podridão. No mesmo canteiro pode ter uma espécie que apresente tal carência e outra não. Pode ser evitado com a calagem do solo com calcário dolomítico(existe biológico). Dado que já tem os tomateiros plantados, pode tentar aplicar via foliar chá de casca de ovos diluído em água, a ver se resulta.
Quanto ao chorume de urtigas! As urtigas não devem ter flor! Após colocar as urtigas em água espere pelo menos 12 horas para aplicar. Nas primeiras 48 horas do chorume, ocorre a fermentação, e nesse caso pode ser usado com insecticida na proporção de 1l por 10l de água. Após o chorume deixar de fermentar(fazer espuma), passa a ser usado como adubo(foliar ou por rega) na proporção de 1l por 5l de água.

Bons cultivos.

Rodrigo disse...

Já agora, a courgete, gosta de sol e de muita água para formação dos frutos, desde que o solo seja bem drenado. Quanto aos piolhos, plante hortícolas da família das umbelíferas(ex.: cenouras) junto às brassicas e leguminosas(eles adoram a seiva do feijão verde) e terá bons resultados.

Bons cultivos.

Unknown disse...

Obrigado Rodrigo, muito esclarecedor!! É bom saber que há assim pessoas dispostas a ajudar e ensinar.