Este foi o meu primeiro Hibisco, já há quase dois anos que não
dá flores. Esteve doente… coitadinho!!!
Mas já recuperou e espero voltar a ver estas lindas flores este
verão!
Hibiscus Rosa Sinensis, Rose da China, hybridos tropical da familia das Malvaceas.
HIBISCUS LUGAR DE ORIGEM: China , Asia Tropical
FAMILIA: Malváceas
DESCRIÇĀO: Planta tropical de folhas de cor verde com tonalidades e tamanhos diferentes, algumas especies de coloração verde e branco. As flores do Hibiscos tem uma grande variedades de cores , ela pode ser singelo,semidobrado ou dobrado, geralmente suas flores duram entre um a dois dias dependendo da variedade. Maioria das especies de Hibiscos necessitam grande intencidade de sol e solo rico em composto organico,nos paises tropicais florecem todo ano.
UTILIZAÇÂO : Como Cerca florida nos jardins. Tambem como planta de vaso e interior,no Brasil tem o nomes populares interessantes, como “graxa-de-soldado” ou graxa-de-estudante”, pois suas flores eram usadas para engraxar sapatos, deixando-os bem brilhantes.
EXIGÊNÇIAS: Muita luminosidade com algunas horas de sol direto,solos ricos em materia organica. Prefere a temperatura quentes, muito sensivel a baixa temperatura e geadas se adpta bem a temperaturas acima de 12 graus . As inrrigações devem ser abundantes no verão, demasiado quantidade de água leva o Hibiscos a clorosa.
PRAGAS E DOENÇAS: Ácaros: O hibiscos costuma ser atacado por ácaros. O melhor tratamento é molhar a planta com jacto de água forte limpando os lugares infectados , outro tratamento é uso de óleo mineral não tóxico O Hibiscus é muito sensível a produtos químicos,leva a planta ao stress fazendo as folhas deformadas.
Fungos: Varias espécies de Fungo podem atacar o hibiscos,causando manchas circulares marron nas folhas,as folhas devem ser removidas ou queimadas. Solos com muita humidade ou mal drenado poderá ser atacado por vários tipos de fungos ,levando o apodrecimento das raízes. Neste caso muita atenção no controle na irrigação.
Virus: Os Hibiscos infectados por vírus suas folhas se deformam se tornam dobradiço, a infecção pode ser causado por insecto as vezes por enxertia de plantas infectadas, muito cuidado na escolha das plantas na hora da compra.
DESORDEM FISIOLÓGICA: No hibiscus desordem fisiológica ocorre na forma e resultado do cultivo da planta . Desordem fisiológica está directamente vinculada no tratamento que a planta recebe como exemplo: demasiado fertilização, deficiência de micro elementos,excesso de água,solos ácidos ou muito alcalino, agrotoxicos e plantas em lugares sombreado. Uma dessa manifestações de desordem fisiológica no Hibiscos é a queda dos botões.
A REPRODUÇÃO: A multiplicação do Hibiscos poderá ser feito por semente ou atraves de estacas e exertias.
O PLANTIO: O Hibisco pode crescer em vários tipo de solo ,porem se adapta melhor a solos ricos em material orgânico. O Plantio deve ser longe da competição com outras plantas , as plantas deverão ter um espaço entre as outras até 1 metro. Dependendo da espécie O hibisco poderá a crescer até 6 metros de altura. Escolha um lugar de muito sol, porem que seja protegido por ventos. O hibisco nos países tropicais pode ser plantado durante todo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário