terça-feira, 20 de novembro de 2012

Funcho, e Salsão


 O nome científico é Apium graveolens, mas em qualquer feira, supermercado você compra-o por aipo ou salsão. 

Esta verdura da família da umbelíferas, consumida desde a Antiguidade por gregos e romanos, é uma excelente pedida para quem faz regime. Rico em celulose, o salsão ou aipo favorece a secreção dos sucos gástricos, auxiliando a digestão e mantendo os intestinos em ordem. 

Suas fibras são substâncias importantes para o bom funcionamento do intestino e ajuda no controle da taxa de colesterol do sangue. Pela pouca quantidade de calorias, é recomendado para dietas de emagrecimento. 

O salsão possui, também, propriedades medicinais. Age como anti-oxidante, evitando a destruição de células, e é usado como um alimento digestivo, refrescante. 
O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio.Ele só tem uma contra-indicação: rico em sódio, deve ser evitado por aqueles que fazem dieta sem sal. Fora isso, você pode consumi-lo à vontade, cru ou cozido, em sopas, molhos, saldas e até em sucos.



Teste copiado do site:  http://www.lyndha.com/receitas/salsao.htm
 Nesta página você encontrará várias receitas de salsão.





Propriedades do Funcho ou Erva-Doce

Nossas avós já recomendavam o chá de erva doce para problemas digestivos e cólicas intestinais. O que elas não sabiam é que essa erva possui algumas substâncias essenciais, que têm função calmante, digestiva, diurética e anti-inflamatória. 








Por essa razão, a erva doce pode ser utilizada:

Para melhorar a digestão;
Combater a acidez estomacal;
Regular a pressão arterial;
Aliviar os gases;
Acabar com o mau hálito;
Melhorar os sintomas da gripe;
E contribuir para o emagrecimento.


Texto copiado do site:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-da-erva-doce/



10 comentários:

horticasa disse...

Muito interessante mas o aipo tem um sabor tão forte, uso por vezes no tempero de resto não consigo...
A erva doce nunca usei em nada mas adoro o cheiro, tinha uma aqui na minha varanda em Lisboa que entretanto acho que morreu, vou ter que arranjar outra para experimentar o chá, bem preciso de um auxiliar para o intestino.
beijinho

Unknown disse...

Bom eu para ser sincera nem sabia que o funcho era erva doce!! mas a minha mãe usa a erva doce quando faz bolos de noiva(ferraduras) e fica muito bem! Se calha vou experimentar noutro doce qualquer!!
Um bom dia!! beijinhos!!

Anónimo disse...

ola gostaria de saber onde posso comprar sementes de cha verde ( a chamada CHÁ VERDE camelia sinensis)

Agradecia uma ajuda ;)
Cumprimentos

Unknown disse...

PARABENS
eu ja fiz meu blog tambem, sobre hidroponia e estou bastante motivado estou ainda na fase inicial do meu projeto
quem quiser visualizar e meu ajudar com informaçoes
http://hidronoquintal.blogspot.com.br/
Obrigado
Ricardo Brant

Anónimo disse...

Olá Rosa! Tenho passado por cá e noto alguma ausência... espero estar tudo bem!
Gosto de a visitar,
um beijinho,
elisbete

Vânia Luz disse...

Olá, gosto de seu blog...
Tenho uma horta e amo plantar, cuidar e colher.
Notei que andas sumida, espero que estejas bem.

Ramsés IV disse...

Olá, sou colonizado e daqui do alto das terras coloniais dou meus pitacos. Cultivo uma horta e estava procurando por referências ao Funcho e cai por aqui. Causou-me espécie que vós, Portugueses, estejam usando o nefando "visualizar" ao invés do nosso bom e velho "ver", ou de seus pares "enxergar", "ler" e do sempiterno "vislumbrar". Mas, divago. Queria mesmo dizer que semeei funcho no meu modesto canteiro r tenho, já, três adultos e um saído do úbere da terra, prometendo tornar-se adulto tão, ou mais, viçoso quanto os três supracitados. Quereríeis Vós ver-lhes fotos? o email é siuzudra@gmail.com. alvíssaras!
Ramsés IV

Ramsé IV disse...

uma correção: ....espécie que Vós Portuguesa(e)s ESTEJAIS usando o nef....

Sara disse...

Eu amo o jardim que você iniciou. Eu quero fazer um jardim no meu quintal e eu estou pensando em ir para comprar as coisas amanhã. Vou comprar todos os materiais necessários com meu marido e depois vamos comer em la caballeriza.

Clipping Path disse...


Lovely blog. Thanks for sharing with us.This is so useful.