sábado, 30 de junho de 2012

Couve sem pulgões

Após alguma pesquisa eis as soluções que encontrei para eliminar os pulgões das minhas couves:


Em uma área pequena, com poucas plantas, a forma mais eficaz para eliminar pulgões é a catação manual.


  • Basta passar uma escova de dentes, que pode ser usada na parte inferior das folhas mais novas, local preferido da praga. Para garantir que os pulgões não voltem, escove-os para dentro de um recipiente e elimine-os depois com álcool, por exemplo.
Se o número de plantas for maior, é possível utilizar alguns métodos naturais.
  • Faça um preparado com um quilo de folhas de confrei triturado com água no liquidificador. Acrescente mais 10 litros de água e aplique periodicamente nas plantas.
  • Outra alternativa é deixar curtindo por 10 dias uma mistura de um quilo de cebola cortada com 10 litros de água. Em seguida, separe um litro do preparado e junte a mais três litros de água para pulverização.
  • Mais uma opção é ferver por meia hora um quilo de folhas de pessegueiro em cinco litros de água e, com um litro adicionado a cinco litros de água, espalhar na planta. 


9 comentários:

Diário de vida natural disse...

Amiga está em fase de criação um fórum sobre hortas que servira de ponto de encontro entre pessoas que tem paixão por hortas e por um tipo de vida mais saudável.Gostaria muito que participasse e desse também o seu contributo e sapiência.

http://forumdashortas.criarforum.com/

Unknown disse...

ok..obrigado! Eu já tentei me inscrever...mas acho que não ficou bem, vou tentar de novo! Um bom domingo!

horticasa disse...

Afinal a sua horta está bem bonita, obrigada pela visita...

Unknown disse...

obrigado!

Sansoni7 disse...

Olá
Também ando em luta com os pugões...nas plantas goji...e não está fácil.

Como prevenção uso o óleo de Neem......mas nem sempre é eficaz pois ao fim de uma semana lá estão os bichinhos verdes a enrugar as folhas. Não está fácil....provavelmente vou aumentar a concentração do óleo de Neem.

Cumprs e boas culturas

Augusto

Unknown disse...

pois, no fim de semana passado.. tive quase a arrancar todos os broculos!! mas lá me fiquei por um monte de colhas que dei para os patos!! depois lavei todas as novas couves com agua e sabão.
Agora esse óleo ainda não encontrei! onde se compra?

Sansoni7 disse...

Olá Comprei-o numa loja Leroy Merlin em Matosinhos/Porto, mas nem todas as lojas desta cadeia o têm.

Cumprs e boas culturas

Augusto

ptz disse...

Boa tarde eu contra os pulgões e seus amigos uso uma receita caseira, chã de arruda que depois diluo em água e borrifo as plantas duas a três vezes na mesma semana e eles vão-se. Não sei se morrem ou se se vão embora, o que sei é que desaparecem.

cump.
http://smallgardenn.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Melhor para acabar com os pulgões das plantas é: 500 ml de água 100 ml de vinagre e 2 colheres de sopa de detergente, pronto é só borrifar nos pulgões.