domingo, 27 de maio de 2012

Chorume de Urtigas - fonte de azoto



CHORUME DE URTIGAS




(Fonte de azoto)


A urtiga ( Urtica dioica) encerra na sua constituição uma enorme quantidade de azoto que pode ser extraído e fornecido ao solo através do seguinte método:


·         1 kg de Urtigas (planta completa)
·         10 litros de água



Mergulhar as urtigas em água durante 7 dias, à temperatura ambiente e preferencialmente num recipiente de argila ou metal, sem tampa.
Volvidos os sete dias, temos um líquido viscoso e mal cheiroso que se pode diluir
até cinquenta vezes. Este preparado aplicado às plantas é uma excelente fonte de azoto (muito), fósforo e potássio, cálcio, magnésio e ferro.

O mesmo processo realizado com fetos permite um aporte de fósforo e potássio
.




O azoto é o nutriente nobre que mais vezes falta no solo e que é requerido pelas plantas em maior quantidade.

O azoto dá cor verde às plantas, sendo muito móvel, isto é, em caso de carência a planta retira o azoto das folhas mais velhas e transporta-o para as mais novas e sementes. Por esta razão os sintomas de carência surgem primeiro nas folhas mais velhas que se tornam amarelas e acabam por secar, estendendo-se os sintomas progressivamente às mais novas.





1 comentário:

Malagueta disse...

Essa receita foi-me transmitida há umas semanas atrás, mas mais numa prespetiva de produto natural para combate de pragas e doenças! Além das características nutritivas que refere, concorda com essas propriedades repelentes das urtigas?